Desafio Ecoturismo e Preservação Ambiental: São Paulo
Promova o Ecoturismo em São Paulo! Junte-se à missão de promover a conexão dos turistas e moradores com as áreas verdes da cidade de São Paulo e suas potencialidades.
O Desafio
O Desafio Prefeitura de São Paulo: Ecoturismo e Preservação Ambiental visa inovar no turismo local, promovendo a biodiversidade, a sustentabilidade e o ecoturismo. Startups competem para oferecer experiências turísticas inteligentes, solucionando desafios e fortalecendo a economia.
Almejamos proporcionar experiências turísticas sustentáveis, promovendo a preservação da fauna e flora locais, além do desenvolvimento econômico regional.
Buscamos soluções que priorizem a preservação ambiental, fortalecimento da economia local e promoção do turismo sustentável. Junte-se a nós nessa iniciativa para transformar o setor turístico da cidade de São Paulo.

Procuramos startups com soluções inovadoras para promover experiências autênticas, fortalecer a conectividade tecnológica no turismo e impulsionar o desenvolvimento econômico local, com foco na preservação da fauna e da flora, além do turismo sustentável e ecoturismo.

Em operação ou tração

B2B, B2C, B2G e B2B2C

Tenham sinergia com a Prefeitura e o desafio proposto
Queremos resolver os desafios a seguir:

Preservação da fauna e da flora
Soluções voltadas para monitoramento de biodiversidade (sensores remotos, drones e câmeras de armadilhagem, rastreando espécies e habitats), plataformas digitais de conscientização da importância da conservação da fauna, flora e ecossistemas, gerenciamento de resíduos (reciclagem e tratamento de águas) e plataformas de financiamento coletivo para apoiar projetos de preservação ambiental.

Economia local
Startups que desenvolvem produtos sustentáveis, promovendo o consumo consciente e apoiando a economia local, plataformas de comércio justo (conectando produtores locais a consumidores) e promoção de turismo responsável e experiências locais.

Turismo Sustentável e Ecoturismo
Soluções, como plataformas de reserva, que conecta viajantes a destinos e operadores ecológicos, destacando atividades como trilhas e observação da vida selvagem, que promovem turismo de base comunitária, envolvendo as comunidades locais, e usam tecnologia para monitorar impactos ambientais, além de promoverem educação para turistas e operadores por meio de práticas sustentáveis.
Por que participar?

Matchmaking
Conexão e oportunidade de negócios com a Prefeitura

Provas de Conceito e Projetos Piloto
Oportunidade de testar uma solução em contexto real junto à Prefeitura
Etapas do desafio


Abertura de inscrições
06 de Maio

Encerramento das inscrições
07 de Junho às 23h59min

Divulgação das startups selecionadas para o Pitch Day
25 de Junho

Pitch Day
02 de Julho

Publicação das vencedoras
07 de Julho
Sobre a Prefeitura de São Paulo
A Secretaria Municipal Turismo (SMTUR) é responsável por formular e executar a política, a promoção e a exploração do turismo e atividades afins da cidade de São Paulo; executar e promover o apoio e/ou patrocínio a projetos ou eventos de interesse social, turístico, cultural, religioso e outros similares, bem como realizar eventos e executar atividades compatíveis e correlatas com a sua área de atuação.
A Secretaria Municipal de Turismo é formada pela Coordenadoria de Eventos (COEVE), Coordenadoria de Turismo (COTUR) e Coordenadoria de Administração e Finanças (CAF).

Sobre o Turistech Hub
O Turistech Hub é um centro dedicado à inovação em turismo que conecta players do setor e da tecnologia.
Fazem parte do hub a Befly, Embratur e Prefeitura de São Paulo na categoria Innovation Partner, além da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit), a Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e a Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil), na categoria Tourism Leader.